AVALIA

Questionários

Aplicados aos gestões, professores, famílias e estudantes, os questionários contextuais são elaborados por pesquisadores nas áreas de História Cultural e Sociedade, Direitos da Criança e do Adolescente e Políticas Educacionais a fim de proporcionar uma investigação de fatores contextuais, elementos do meio social que interveem nos resultados obtidos pelos estudantes.

Os questionários sintetizam esses fatores e podem ser usados para estimular a discussão de questões internas e externas à escola, guiando o desenvolvimento de melhorias locais e empoderando as escolas para uma tomada de decisão consciente à medida em que auxiliam a interpretação e aprofundam o potencial de reflexão sobre o desempenho cognitivo dos alunos.

Os questionários contextuais permitem a identificação de boas práticas para que elas continuem a ser estimuladas e também a identificação de pontos que necessitam de melhorias e adaptações. Eles não só podem mostrar caminhos para entender os resultados cognitivos como possibilitam a corresponsabilização do processo de aprendizagem, porque possibilita que tanto alunos, como professores, gestores e pais se percebam responsáveis pelos resultados.